top of page

Baixa do Desejo Sexual em Mulheres

O desejo sexual hipoativo ou baixa do desejo sexual é a mais comum das disfunções sexuais femininas, e consiste na diminuição ou ausência de interesses e de fantasias sexuais. Quando isso acontece a mulher não se sente motivada a buscar o ato sexual. Ela não nega o sexo, apenas não lhe ocorre procurá-lo.

Várias causas podem influenciar na disfunção do desejo, entre elas: 1) dificuldade de comunicação com o parceiro; 2) ansiedade e depressão; 3) sentimento de culpa e vergonha em relação ao sexo; 4) medo de sentir dor, de contrair infecções ou de engravidar; 5) história de abuso sexual; 6) falta de estimulação adequada; 7) falta de lubrificação; 8) mudanças corporais e/ou orgânicas relacionadas à menopausa; 9) danos neurológicos; 10) drogas; 11) doenças infecciosas do trato genital; 12) alterações hormonais.

A terapia corporal atua de maneira efetiva no tratamento do desejo sexual hipoativo. Podem ser utilizadas as técnicas de relaxamento, exercícios orientados, exercícios para o assoalho pélvico, treino de fantasia e técnicas de automanipulação.

É importante lembrar que na avaliação o profissional deve identificar as causas orgânicas e psicológicas e que a escolha do tratamento deve abarcar as necessidades e preferências do paciente.



23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page