top of page

A Resposta Sexual Humana - um resumo para iniciantes

Nos anos 50 o casal de pesquisadores Willian Master e Virginia Johnson, observaram pela primeira vez o aparelho genital masculino e feminino durante o ato sexual. O experimento, controlado em laboratório, resultou na publicação do livro A Resposta Sexual Humana, de 1966. Eles concluíram que a resposta sexual humana é um ciclo composto por quatro fases distintas: excitação, platô, orgasmo e resolução.


A fase inicial é a fase de excitação, quando o corpo inicia a resposta fisiológica frente aos estímulos que dispararam o desejo. Essa fase é marcada pelo acúmulo de sangue em algumas regiões, superficiais ou profundas do corpo; contrações musculares, generalizadas ou localizadas; na mulher, as glândulas de Bartholin liberam sua secreção, as mamas aumentam de tamanho, ocorre a ereção dos mamilos; no homem ocorre a ereção.


A próxima fase é chamada de platô, onde a excitação contínua. A pele do corpo pode ficar avermelhada, o coração bate mais rápido, a respiração fica mais intensa e ocorre o aumento da pressão arterial.


Na sequência temos o ápice da resposta sexual, o clímax, o orgasmo. Na mulher, os músculos do aparelho genital contraem-se ritmicamente. O muco que fica no fundo da vagina pode se liberar junto com a secreção das glândulas de Skene. No homem, iniciam-se as contrações do pênis e dos órgãos que conduzem o líquido ejaculatório. Num segundo momento, ocorre a expulsão desse líquido devido às contrações dos músculos do assoalho pélvico.


Por último temos a resolução, que pode durar de minutos a horas. A resolução é um estado subjetivo, de bem-estar, no qual predomina o relaxamento muscular.


Tempos depois, a médica Helen Kaplan completou o ciclo com a fase do desejo sexual. Na fase do desejo os instintos são estimulados pelos cinco sentidos e há mensagens neurofisiológicas que estimulam a busca pela atividade sexual. O desejo é uma experiência subjetiva que sofre influências de fatores emocionais.


Hoje, o ciclo da resposta sexual humana é conhecido pelas fases: desejo, excitação, orgasmo e resolução.


Estudos mais recentes, realizados a partir do ano 2000, mostram outros aspectos que influenciam nessa sequência e outras diferenças entre a resposta sexual de homens e mulheres, mas por hora não vamos nos preocupar com isso.


Ao compartilhar este conteúdo o meu desejo é que você compreenda um pouco mais a respeito do funcionamento do seu corpo. Ao conhecer melhor o seu corpo é possível desfrutar de uma vida sexual com mais prazer e se alguma coisa não estiver indo bem, fica muito mais fácil identificar e buscar ajuda.


Um forte abraço e até!

Christiane Costa




71 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page